ARTIGOS

14/04/2014
A Soberania de Deus

Paulo César Bornelli

“Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam O Nosso Único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.”

Judas 3,4.

 

                             Todos nós temos muita dificuldade para discernir o momento histórico em que vivemos. Podemos com facilidade olhar para o passado e reconhecer grandes lutas teológicas com relação a soberania de Deus, e como Deus usou homens que pela Sua graça deram suas vidas por esta verdade. Esta verdade é central na Bíblia, e sempre foi o fundamento da teologia cristã que é teísta. Hoje, a ausência desta verdade, tem produzido uma conduta doentia nas igrejas, e como conseqüência, um caos teológico e moral.

                             Será que há falsos mestres hoje também ? Creio que sim, pois a teologia moderna esta infiltrada de filosofia e psicologia, e como resultado temos divinizado o homem e humanizado a Deus. Dizem que um Deus soberano limita a liberdade humana, e que a vontade humana não está sujeita a uma causa última, e nem ao conselho eterno de um Deus soberano. A proposta é para que deixemos os fundamentos doutrinários da fé, para podermos fazer uma nova leitura da Bíblia sem referenciais doutrinários ou históricos. Chegam ao absurdo de propor que abandonemos dois mil anos de história da Igreja e as Antigas Doutrinas da Graça tais como: A depravação total, a eleição incondicional, a            limitada expiação, a irresistível graça e a perseverança do Salvador em preservar os Seus eleitos. Estas sempre foram as doutrinas que sustentaram a Igreja até hoje. Jogar tudo isso pela janela é ter a pretensão de achar que Deus está começando conosco, é muita soberba, para não dizer grande loucura.

                             Temos que discernir a nossa hora, não podemos ser tão ingênuos em pensar que hoje Satanás não esteja usando falsos mestres para nos distrair da centralidade de Deus como um Ser soberano e da total suficiência de Cristo Jesus nosso Senhor. Podemos ter a certeza de uma verdade; por trás de toda está proposta liberal contrária aos fundamentos doutrinários da fé e da teologia cristã, há um princípio teológico muito bem definido que é a autonomia humana.

 

 

 




 



© Copyright 2024 - Comunidade Crist� de Maring� | Desenvolvido por Agência Samba